Apresentação

 

Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite.

Decidi criar este blog como um acervo online pessoal para consulta própria mas depois pensei: ''por quê não compartilhar minhas dúvidas, opiniões, tutoriais e maluquices pra todo mundo?''

Quem joga no PC sabe o quanto é recompensador essa plataforma, porém não é fácil dominar o sistema. Diferente dos consoles onde simplesmente você conecta os cabos e o liga, o sistema já está todo redondinho, ''a ponto de bala'' para ser usado; já no PC, não.

Uma ótima analogia foi que um grande amigo me disse certa vez (agora um também entusiasta dos PCs), é que: ''Os consoles são como casas populares já mobiliadas, prontas para o uso. Já o PC não. São uma mansão, só que é você que tem que decorar e deixar tudo arrumadinho''. E de fato é isso, visto a quantidade absurda de customizações que você pode fazer.

Montei meu primeiro PC lá longe em 2006 (um Core2Duo e7500, com 4GB de RAM apenas e sem placa de vídeo), onde não sabia NECAS algumas, jogando a 15FPS mais ou menos (Prince of Persia de 2008 e The Last Remnant) em jogos grandes, mas a maioria emuladores como o VisualBoy Advance  com os meus amados Mega Man Zero, Battle Network e Zelda: The Minish Cap, e que sinceramente? Jogava feliz. Anos depois, em 2017, montei um novo, mas ainda assim sem conhecimento ALGUM, hiper ''gargalado'' (inicialmente Pentium G4560 + 4GB RAM 2133Mhz + GT730 [não me zoem pela placa]), que me até fez comprar um PlayStation 4 por tamanha frustração. 

Tempos depois, resolvi aprender de fato, peça por peça, upando o coitado (que o apelidei de BattleStation) aos poucos com mais RAM (24GB), melhorei GPU (GTX 1050 TI), coloquei SSDs (embora SATAs... ou SATÃs) mas mesmo que conseguisse jogar grande parte dos jogos, os mais recentes, por limitações de arquitetura tanto do CPU, quando da pouca potência da placa de vídeo, me obrigaram a finalmente estar com a configuração mais do que ideal, pelo menos para mim.

Além disso, não é só um bom equilíbrio das peças, tive que aprender a otimizar o sistema, equilibrar os possíveis e inevitáveis gargalos, aprender a resolver problemas por mim mesmo, já que é basicamente obrigação de todo PCista, conhecer sua máquina e fazer manutenções periódicas, visto que aqui no Bananil, não dá pra confiar em ''técnicos de informática''.

A jornada não foi fácil. Torrei horrores, muitas vezes em coisas que de fato não trouxeram nada de proveitoso á performance do PC, outras que quase o fizeram explodir, peças incompatíveis (uma delas até relativamente recente), firulas e mais firulas com periféricos e claro... A maior armadilha do PCista: RGBs. Outro problema? Formatações recorrentes, manutenções que mesmo em raras as vezes, deram errado, peças montadas pelas cucuias... Galera... Lembrar causa até angústia! Mas não me arrependo. Hoje estou com um PC fodido de ''bão''! 

Com a experiência que fui adquirindo com os anos, mesmo que não tenha nenhum curso aprofundado no assunto, posso me dar ao luxo de dar vários pitacos por aí. Ao contrário do que se vendem por aí, principalmente no Youtube, não sou nenhum especialista; sou apenas um sujeito qualquer, que sofreu pra montar uma máquina descente para, ao final de um dia estressante de trabalho e convívio social, chegar em casa, ligar o PC e esquecer do mundo nos seus jogos favoritos; com o Preset mais otimizado possível (vou explicar futuramente o por quê buscar o Ultra é bestagem) e FPS's no talo. Não sou diferente de você, meu ou minha chapa.

Então meus caros, espero que tenha sido uma boa apresentação e que aqui, aos poucos, consiga repassar tudo o que aprendi, ensinando, informando, opinando e por quê não, entretendo todos vocês?

...

Ah! Estava me esquecendo... Eis aí o ''precioso'':

Postar um comentário

1 Comentários